NR-20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

Curso Básico Sobre Inflamáveis e Combustíveis - Carga horária: 8h

40 Aulas
O Curso BÁSICO deve ser realizado pelos trabalhadores que laboram em instalações classes I, II ou III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades específicas, pontuais e de curta duração.

Parcele em até 12X
Não perca tempo, esteja preparado para o mercado de trabalho! Compre já o curso de formação com carga horária de 8h ou o Curso de reciclagem com carga horária de 4h.
CURSO DE FORMAÇÃO 08h
CLIQUE PARA COMPRAR R$ 139,90
CURSO DE RECICLAGEM 04h CLIQUE PARA COMPRAR R$ 119,90
Sobre o curso
Os treinamentos de NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis da Tesseg Soluções, tem como objetivo atender as exigências da Norma Regulamentar Nº 20, que estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

O tipo de capacitação exigida está condicionada à atividade desempenhada pelo trabalhador, à classe da instalação e ao fato do trabalhador adentrar ou não na área e manter ou não contato direto com o processo ou processamento. Estes critérios encontram-se resumidos na Tabela 1 do Anexo I. 

Conforme os critérios estabelecidos no item anterior e resumidos na Tabela 1 do Anexo I, são os seguintes os tipos de capacitação:
a) Curso de Iniciação Sobre Inflamáveis e Combustíveis;
b) Curso Básico;
c) Curso Intermediário;
d) Curso Avançado I;
e) Curso Avançado II;
f) Curso Específico

Curso Básico Sobre Inflamáveis e Combustíveis.
O Curso Básico deve ser realizado pelos trabalhadores que laboram em instalações classes I, II ou III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades específicas, pontuais e de curta duração.

Projeto pedagógico.
A NR-01  em seu anexo II - Diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino a distância e semipresencial. Estabelece a Estruturação pedagógica que diz: Sempre que a modalidade de ensino a distância ou semipresencial for utilizada, será obrigatória a elaboração de projeto pedagógico. Este curso esta 100% em atendimento a legislação clique aqui para baixar o Projeto Pedagógico.

CARGA HORÁRIA: 08 HORAS
VALIDADE: 3 ANOS

NOSSOS DIFERENCIAS.
Acesso imediato
Certificado imediato
Material de apoio
Curso com validade nacional.
Certificado conforme ENIT
Certificado assinado por profissionais habilitados
Interação com o professor direto na plataforma
Canal do aluno no WhatsApp
Registro de log conforme determina a NR-01
Curso disponível na modalidade semipresencial
Faturamento para modalidade empresarial
 
CERTIFICADO
Para obter a certificação o aluno deve concluir as avaliações onde a média geral deve ser igual ou superior a 60% de acerto, o aluno terá 3 tentativas para atingir a aprovação. O certificado será emitido imediatamente de forma automática pelo sistema após aprovação. Todos os certificados dos cursos EAD e presenciais possui instrutores habilitados e responsáveis técnicos. Os certificados emitidos possuem códigos de validação onde é possível checar a veracidade on-line.

Importante!
Conhecimentos e utilização de sistemas de segurança contra incêndios com inflamáveis**
**A Parte Prática da capacitação deve ser aplicada para os trabalhadores, seguindo as especificações das instalações nas quais executam suas atividades, para atender a NR-20 item 20.12.3.1. Os cursos que possuem conteúdo programático prático, devem contemplar conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis existentes na instalação. Estando esse de acordo com o item 20.15 da Norma, que trata do Plano de Resposta a Emergências da Instalação. Portanto, a empresa deve Complementar o curso conforme suas Características, Realidade e Sistema de emergência.

PLANOS EMPRESARIAIS
Entre em contato e descubra as vantagens que separamos para você.

CURSO DISPONÍVEL NA MODALIDADE PRESENCIAL
Contrate este curso na modalidade presencial, podendo ser realizado em nossa sede ou enloco, atendemos em nível nacional.

 
Responsive image

Plano de Aulas

Apresentação do Curso
1
Introdução a NR-20
O Treinamento da NR-20 Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis, tem como objetivo qualificar os trabalhadores quanto aos requisitos mínimos para a gestão de segurança e saúde nos trabalhos com inflamáveis e combustíveis.
2
Classificação das Instalações
A NR-20 divide as instalações em Classes I, II e III, conforme disposto na Tabela 1, do item 20.4.
Inflamáveis: Características, Propriedades, Perigos e Riscos.
1
Definições conforme NR-20
A NR-20 no seu item 20.3 trás as definições para líquidos inflamáveis, líquidos combustíveis e gases inflamáveis
2
Características e propriedades dos inflamáveis e combustíveis
Agora que sabemos as definições dada pela NR-20 para inflamáveis e combustíveis, vamos aprender um pouco mais sobre a historia e as características dos combustíveis mais comum em nosso dia-a-dia.
3
Tipos de Biocombustíveis
Os biocombustíveis, como o próprio nome já indica, são um tipo de combustível de origem biológica ou natural.
4
Características do Gás Natural
O Gás Natural é um combustível fóssil encontrado na natureza dentro de rochas porosas, resultado da degradação de matéria orgânica, como por exemplo: fósseis de animais e plantas pré-históricas.
5
Definições de Perigos e Riscos
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho.
6
Perigos e Riscos dos Inflamáveis
Os inflamáveis e seus vapores podem criar riscos à saúde, tanto por contato como por inalação dos vapores tóxicos.
Controle Coletivo e Individual para Trabalhos com Inflamáveis.
1
EPC – Equipamento de Proteção Coletiva
São equipamentos utilizados para proteção coletiva, protegendo um grupo de pessoas, a edificação ou o meio ambiente.
2
Estancamento de Vazamentos
Tem a função de reduzir, controlar ou estancar provisoriamente pequenos vazamentos até que recursos adequados cheguem ao local para controle da emergência.
3
Aterramento no manuseio de líquidos inflamáveis ou combustíveis
O aterramento é um sistema utilizado para evitar desequilíbrios na tensão elétrica de uma instalação qualquer, eliminar fugas de energia .
4
Armários corta fogo
Os armários corta fogo são indicados para o armazenamento seguro de combustíveis e substâncias inflamáveis em geral.
5
Sistema de exaustão e ventilação
O sistema de exaustão e ventilação é de extrema importância para a indústria, e estoque de inflamáveis, sendo um item obrigatório para seu funcionamento.
6
Introdução a NR-06 Equipamento de proteção individual – EPI
Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
7
Responsabilidades quanto aos EPI
Cabe ao empregado e empregador quanto ao EPI seguir as orientações contidas na NR-06
8
A importância do EPI
Desde o começo dos tempos, o homem busca se proteger, mesmo que de forma involuntária. No início os homens das cavernas utilizavam vestimentas feitas com pele de animal para se proteger.
9
EPI para proteção da cabeça
O capacete de segurança é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) essencial para diminuir os efeitos de ferimentos graves na vítima em caso de acidente, pois protege a cabeça do usuário
10
EPI para proteção dos olhos e face
Determinadas atividades acabam oferecendo uma série de riscos aos olhos e ao rosto do profissional. Entre elas, podemos destacar algumas muito comuns, como pintura, funilaria, reformas e construção civil.
11
EPI para proteção auditiva
O aparelho auditivo é uma área do corpo extremamente sensível e de grande importância, portanto precisa ser protegido por dispositivos específicos, desenvolvidos especialmente para garantir a preservação da audição.
12
EPI para proteção respiratória – aula 1
As vias aéreas e boca são áreas sensíveis a riscos ambientais, principalmente os químicos e particulados. Micro-organismos, poeiras, névoas, gases entre outros riscos são facilmente inalados e podem comprometer a saúde e a segurança do colaborador. Por isso, a proteção respiratória é muito importante no ambiente de trabalho.
13
EPI para proteção respiratória – aula 2
Nesta aula apresentaremos os EPI para proteção respiratória - aula 2 - Tipos e classificações de respiradores, forma correta de uso, guarda e conservação e descarte correto. 
14
EPI para proteção do tronco
Os principais tipos de EPI para proteção do tronco se caracterizam por ter formato de vestimentas, como aventais de segurança que podem ser utilizados de maneira que envolvam completamente o tronco dos trabalhadores, impedindo que esta região do corpo seja atingida por qualquer tipo de material.
15
EPI para proteção das mãos – aula 1
Você já tentou realizar uma simples tarefa como colocar água em um copo, mas sem usar uma das mãos? E então trocar uma lâmpada ou abotoar uma camisa? Nós não sabemos a real importância das nossas mãos para realizar atividades do dia a dia até que algo aconteça – desde um pequeno corte, uma fratura ou até algo mais grave, como a perda de movimentos de um ou mais dedos.
16
EPI para proteção das mãos e membros superiores – aula 2
Nesta aula apresentaremos os EPI para proteção das mãos e membros superiores - aula 2 - Tipos de proteção para membros superiores,   forma correta de uso, guarda e conservação.
17
EPI para proteção dos pés – aula 1
Os pés são a base de sustentação do corpo humano. No dia a dia dos trabalhadores encontramos diversos riscos para a saúde dos pés. A utilização inapropriada dos calçados aumentam as chances de acidentes.
18
EPI para proteção dos pés – aula 2
Nesta aula apresentaremos os EPI para proteção dos pés - aula 2 - Tipos de biqueiras, palmilhas e proteção para membros inferiores. Forma correta de uso, guarda e conservação.
19
EPI para proteção do corpo inteiro
A norma regulamentadora n° 6 define basicamente dois modelos de EPI para a proteção do corpo inteiro: macacões e conjuntos. As vestimentas de segurança protegem o corpo do trabalhador contra os riscos ambientais
20
EPI para proteção contra queda – aula 1
A NR-35 Trabalho em Altura, define que quando não for possível evitar o trabalho em altura é necessário adotar medidas para afastar o risco de queda ou reduzir os efeitos de uma eventual queda.
21
EPI para proteção contra queda – aula 2
Nesta aula apresentaremos os EPI para proteção contra queda - aula 2 -  Tipos de conectores, inspeção, fator de queda, forma correta de uso, guarda e conservação e descarte correto.
Fontes de Ignição e seu Controle
1
Introdução as fontes de ignição
Ignição é o agente que dá início ao processo de combustão, introduzindo na mistura combustível/comburente, a energia mínima inicial necessária para iniciar as chamas.
2
Controle das Fontes de ignição
Em áreas onde há possibilidade de ocorrência de vapores, gases inflamáveis ou poeira explosiva devem ser tomadas medidas de proteção para reduzir o risco de explosões.
3
Manutenção em maquinas e redes elétricas para controle de ignição
O aquecimento em maquinas e redes elétricas são responsáveis por alguns acidentes.
Proteção Contra Incêndios com Inflamáveis
1
Introdução – Combate a Principio de Incêndios
Nesta aula faremos uma introdução aos conceitos básicos da prevenção e combate a principio de incêndio.
2
Teoria do Fogo
Nesta aula apresentaremos os conceitos da teoria do fogo.
3
Técnicas para Combate a Principio de Incêndio
Nesta aula apresentaremos as principais técnicas para realizar o combate a principio de incêndios. Conhecimentos e utilização de sistemas de segurança contra incêndios com inflamáveis** **A Parte Prática da capacitação deve ser aplicada para os trabalhadores, seguindo as especificações das instalações nas quais executam suas atividades, para atender a NR-20 item 20.12.3.1. Os cursos que possuem conteúdo programático prático, devem contemplar conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis existentes na instalação. Estando esse de acordo com o item 20.15 da Norma, que trata do Plano de Resposta a Emergências da Instalação. Portanto, a empresa deve Complementar o curso conforme suas Características, Realidade e Sistema de emergência
4
Plano de emergência
Nesta aula apresentaremos mais conceitos de planos de emergências.
Procedimentos em Situações de Emergência com Inflamáveis.
1
Introdução aos procedimentos de emergências
A organização deve elaborar e implementar o plano de resposta a emergências que abrange as ações específicas a serem adotadas na ocorrência de vazamentos ou derramamentos de inflamáveis e líquidos combustíveis.
2
Método para auxiliar no atendimento a emergências
O Método para auxiliar no atendimento a emergências tem como objetivo orientar a melhor forma de agir neste tipo de cenário, deixando a resposta mais rápida, eficiente e sem erros no processo de tomada de decisão. 
Orientações Finais, Referências e Avaliação
1
Orientações finais e avaliação para emissão do certificado
Parabéns, você chegou ao final do curso. Para obter o seu certificado você deverá realizar a avalição final. Para aprovação você deverá atingir 60% de acerto, lembrando que você terá 3 (três) chances para atingir a nota necessária.
2
Referências
Referências utilizadas na montagem do curso.
CURSO DE FORMAÇÃO 08h
CLIQUE PARA COMPRAR R$ 139,90
CURSO DE RECICLAGEM 04h
CLIQUE PARA COMPRAR R$ 119,90